-
Arquitetos: PKB Arquitetura
- Área: 460 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Juliano Colodeti - MCA Estudio
-
Fabricantes: Blindex, Clutch Engenheria, Cosi Home, Decortiles, Desirée Feldmann, Eucatex, Fercoban, Knauf, LZ Studio, Luma Iluminação, Luna Paisagismo, Marcenaria Irmãos França, Neon Visual, Portobello, Tarkett, Tintas Coral, Tokstok
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um dos endereços mais privilegiados do Rio de Janeiro, entre as praias de Copacabana e Ipanema, o primeiro hotel da marca francesa na cidade e terceiro no país, tinha como diretriz a união do conceito de um hotel econômico, mas que tivesse um design sofisticado e acolhedor.
O prédio, onde já funcionava como um antigo hotel, tinha um lobby amplo, porém mal aproveitado, sem usos definidos e com um design desatualizado. O ponto de partida foi a definição dos novos usos para o espaço que incluíam além da recepção e lobby, um bar, co-working e loja de conveniências. A ideia de trazer várias funções para o ambiente é incentivar o uso do espaço pelos hóspedes e também pelos moradores da cidade.
Para definir o novo design olhamos para o entorno e nos inspiramos nos cariocas, os moradores da cidade, que levam a vida de uma forma leve, alegre e sem compromissos. Para traduzir essa estética no projeto, foram escolhidos materiais com texturas e cores que transmitissem a ideia de ser uma casa de praia no Rio de Janeiro. Além disso, quisemos trazer a natureza tão presente na paisagem da cidade do Rio de Janeiro para o projeto através do paisagismo e das artes botânicas no papel de parede e quadros.
A escolha de um mobiliário leve, colorido e confortável permite que os espaços sejam organizados de formas diferentes, dependendo da demanda ou evento que esteja acontecendo. Até mesmo a mesa do Co-working permite que sua posição seja alterada, já que toda a instalação elétrica é conectada através de uma tomada na parede. No entanto, o grande destaque fica por conta das amplas e confortáveis poltronas suspensas logo na entrada do hotel, que juntamente com o neon com os dizeres “carioca wayoflife”, já são um cartão de visita para que o hóspede mergulhe nessa experiência única que é visitar o Rio de Janeiro.